Leitura crítica

Quem escolhe vida acadêmica sabe que chega um ponto onde as leituras são tantas que é quase impossível conseguir se recordar de tudo. E aí a sensação é de que você é fisgada por um redemoinho de informações sem sentido e propósito. Esse é um dos primeiros grandes baques de quem entra nos cursos de “humanas”: a quantidade de leitura e o aparente curto espaço de tempo para absorção de conteúdo. A estrutura de ensino de algumas universidades acaba induzindo a busca de resumos na internet, ou simplesmente, a seguir o baile na hora das discussões em aula com achismos em cima dos achismos dos outros.

Acredito que isso seja absolutamente normal não só no início do curso como em qualquer estágio de aproximação a um tema desconhecido. As ciências humanas, lato sensu, trabalham em cima de valores, de normas, de aspectos culturais coletivos e individuais por onde as pessoas tecem o sentido do mundo a sua volta e sobre si mesmas. O pesquisador de ciências humanas não está, em nenhum momento, fora dessa dinâmica social que ele próprio estuda. A primeira aproximação é feita a partir dos seus próprios valores e visões e o reconhecimento disso já é um grande avanço na desmistificação da neutralidade científica. Ela não existe. Nem mesmo nas ciências exatas ou biológicas. A motivação para a pesquisa, as observações e as consequências dos resultados dos experimentos, em maior ou menor grau, são sociais também, mesmo que o objeto seja “quântico”, “geológico”, “químico”, etc.

E o que isso tem a ver com a leitura crítica? Bem, tudo. A leitura crítica é o desenvolvimento da capacidade de intelecção e interpretação dos textos. Ela não se trata de “procurar” falhas nos textos ou discordâncias, como o termo “crítica” comumente é associado. A leitura crítica é compreensão e explicação do que é dito de forma expressa e não expressa em um texto. Aqui, especificamente, um texto acadêmico. Se estrutura a partir de três perguntas principais:

 

Qual o propósito do texto?

Quais as questões-chaves apontadas?

Quais suas principais conclusões?

 

Vamos fazer uma análise da reportagem do Nexo Jornal sobre o arquivamento da denúncia contra o Temer, que saiu ontem 2/8/17. Como é um texto jornalístico, seu sentido e propósito são mais claros do que outro tipo de texto porque ele precisa, em essência, ser informativo.

 

1. Qual o propósito do texto?

O propósito do texto é bem definido pela manchete da reportagem: apontar que razões foram predominantes na arquivação da denúncia de corrupção passiva do presidente. O argumento principal é que a negociação intensa do governo com os parlamentares e a necessidade de finalizar e prosseguir com as reformas estruturais antes das eleições de 2018 contribuíram, mesmo a despeito da opinião pública negativa, para que o processo fosse arquivado.

 

2. Quais as questões-chave apontadas?

A autora da reportagem elenca três eixos principais que contribuíram para que Temer alcançasse o quórum mínimo a seu favor e discute cada um deles em separado. A saber: (1) ausência de adversários na articulação política — não surgiu nenhum nome que pudesse se fazer como alternativa de Temer, nem da linha centro-direita, muito menos da centro-esquerda; (2) apoio do mercado — apesar das oscilações, a constância do mercado financeiro foi uma demonstração de apoio e parceria a permanência do presidente e das políticas do executivo; (3) esvaziamento das ruas — Em comparação com outras votações emblemáticas, como a de abertura de processo de impeachment de Dilma, não houve protestos significativos em torno da votação da denúncia contra Temer.

 

3. Quais suas principais conclusões?

“Vitória não é sinônimo de tranquilidade” é como se encerra o último sub-tópico da reportagem. Embora Temer tenha conseguido barrar essa denúncia, os custos de uma provável segunda denúncia, mais qualificada do que a primeira, podem ser tão altos que ele já não terá como negociar com os parlamentares. Além disso, o andamento da lava-jato, a publicidade das delações premiadas em negociação, a incerteza do apoio do PSDB e a pressão por parte de empresários e elites para a aprovação da reforma da previdência são outros fatores que podem desempenhar papel fundamental num desequilíbrio na balança em que o governo do PMDB se encontra.

 

EXTRA: O OUTLINE OU RASCUNHO

 

Leitura crítica não significa apenas conseguir identificar esses elementos essenciais da intenção e conteúdo do texto, mas também extrair reações a leitura que podem ser emocionais ou mais “racionais”. Não significa que é preciso discutir cada vírgula de um texto lido, mas escrever as impressões causadas é importante. Que dúvidas surgiram? Que conexões foram possíveis ser feitas com outros textos e/ou fontes? Que emoções foram despertadas? Que trechos foram curiosos ou pareceram bons exemplos de síntese argumentativa?

É aí que entra o outline (ou rascunho), um texto breve apontando não apenas o que foi encontrado a partir das três perguntas fundamentais, mas também as impressões de leitura. Eu tenho algumas considerações sobre o texto, por exemplo: quais fatores podem estar por detrás do esvaziamento das ruas? Por que a esquerda não conseguiu se articular e agir como uma oposição efetiva? Qual o volume de emendas negociadas entre Temer e os parlamentares que votaram a seu favor? O que as obras de  Hirshman, Victor Nunes Leal e Jesse de Souza podem apontar nesse contexto? 

Existem modelos estruturados e métodos diferenciados para realizar um outline. Existe o texto corrido, quase um formato de resumo, existe a resenha simples, existem estruturas topicalizadas (tem gente que faz outline em forma de apresentação powerpoint), , existem os mapas mentais, existe o método Cornell, que trabalha com resumo de palavras-chaves, questionamentos e keypoints… Aqui não se trata de qual a melhor forma de condensar a leitura crítica de um texto, mas qual a que tem mais aplicabilidade para cada um. E, num primeiro momento, a leitura crítica vai parecer uma chatice, porque significa também parar e anotar, mas os registros quando se precisa deles, vão fazer valer a pena e diminuir o tempo de trabalho consideravelmente no fim.

 

 

*Imagem em destaque retirada do Free Images UK

 

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