Fanfics

fanficslogo1
Em inglês: “Fan Fiction” que traduzindo-se é algo como Ficção de fãs. O que acontece é que você, por exemplo, tem um filme, livro, personagem, celebridade, música ou até pintura dentre outros, algo que você é muito fã, e decide escrever sobre isso. A fanfic nada mais é do a criação de contos ou histórias das coisas que as pessoas são fãs, fazendo do seu próprio jeito, moldando a história original ao seu gosto. Massivamente, as fanfics mais escritas são de animes ou mangás (desenhos ou quadrinhos japoneses), de bandas musicais, de livros, de filmes e séries de tv.
Com a internet as fanfics tiveram um boom, e o surgimento de sites específicos para essas publicações cresceu, alguns gerais como o Fanfiction.net ou o Fanfic Obsession, e outros mais restritos como o Floreios e Borrões, que é apenas de Harry Potter. Nesses sites as pessoas podem fazer o upload das suas criações para que os outros possam ler e comentar, é uma forma rica de democratização da leitura e expansão da escrita, além de um estimulante para ambos.
Existem variações e classificações de Fancfics, quanto a gênero, quanto a faixa etária e principalmente quanto ao tipo de Fanfic que são bem distintas. Tem-se fanfics tipo Crossovers, que mesclam universos diferentes numa história só, por exemplo uma fanfic de Superman com McFly, que tal? Existem as fanfics Fluffy, que são aqueles romances beem açucarados e fofinhos, do tipo que dá dor de dente. Outras também interessantes são as UA (Universo Alternativo), já pensou ler uma fanfic de Dr. House, só que no período medieval e no leste europeu? As oportunidades são ilimitadas, basta ter criatividade!
Mas então, se é uma criação baseada noutra que já existe? Fanfic não seria plágio? 
Em primeiro lugar, fanfics são escritas sem fins lucrativos, você não vai ganhar por escrevê-las, nem as pessoas vão pagar por isso. Segundo, que geralmente há o disclaimer onde o autor a quem os personagens, enredo ou outros elementos da história realmente pertencem. A fanfic nada mais é do que uma reescritura de um fã ou uma nova história em homenagem e relação ao assunto que gosta, como quando fazemos blendings e wallpapers com as imagens das coisas e/ou pessoas que gostamos.

Ordem por título

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s