Kew Gardens – Virginia Woolf [Conto]

Sabe aquela sensação de entrar em um lugar calmo, reparar o tempo dos insetos e quase mimetizá-los, passando a observar os outros a partir daquela outra forma de tempo? Aqui onde eu moro tem um jardim botânico, e tem umas cadeiras pelas trilhas de mata fechada que você pode ficar sentado, observando quem transita por ali, escutando o barulho do vento nas árvores, de uma cutia correndo, perdida, ou de macacos pulando pelos galhos, mas se você for mais pra borda, ainda que abafado, você também pode escutar as buzinas da avenida e o arranque dos ônibus e caminhões. Aquelas árvores criam uma muralha de frescor e calmaria que, quando você senta num daqueles banquinhos, passa a observar o mundo e as pessoas de uma outra forma.

Nunca fui em Kew Gardens, mas acho que a sensação que Virginia quer passar é mais ou menos essa. Um lugar cuja natureza tem um ritmo próprio que sincroniza com o nosso, nos mais diversos estados e idades, e que é sempre tão frenético. Quanto mais novos, mais frenéticos. Não tem no conto alguém que se mimetize com o tempo dos insetos ou da natureza, mas de alguma forma, há uma breve ligação entre quem passa e as coisas que ficam. Há uma inconstância que contrasta com a perseverança de um caramujo, a languidez de quem se deita à grama com o barulho das ruas logo ali. É um conto diferente do ‘A marca na parede’, te exprime uma calma, e uma vontade de ir para um lugar daqueles, só para observar as pessoas.

Pelo pouco que pesquisei, Kew Gardens é o Jardim Botânico Real, e data do século XVIII, lá tem diversos prédios e estufas com espécimes de vários locais do mundo. Eu suspeitava ter visto ele em Penny Dreadful, é um lugar onde Vanessa gosta de caminhar e observar as orquídeas, e pelas poucas fotos que visualizei, entendo porque ela e a própria Virginia tinham apreço pelo local.

kew-gardens

image

Lembrando que a leitura dos livros e contos da Virginia Woolf é feita de forma conjunta a partir do Clube de Leitura Virginia Woolf.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s