Mulheres na literatura [TAG]

Olá, quanto tempo? Na organização pra tentar manter esse blog ativo, vim dar sinal de vida com uma TAG, né. Apesar das várias que eu tenho em suspenso, decidi começar com essa, a mais recente, porque é de um assunto que anda me interessando bastante. A Tag, pelo que eu pesquisei, é original do Book Club, um clube de leitura do Facebook que a Cecília faz parte – inclusive, vi a tag no blog dela, Refúgio, que é top de leitura no meu blogroll. Vamos lá, então!

  1. Minha autora preferida – Graças que eu tenho várias, mas acho que pelo impacto na minha formação, só pode ser a J. K. Rowling. A mulher que me inspirou a tentar ser uma Hermione Granger nessa vida.
  2. Uma autora que eu gostaria de ler – Tá no projeto de mudar essa realidade ainda esse ano: Virginia Woolf. Não, eu não li nada dela até então e sei que isso é quase um crime, mas nunca é tarde pra mudar.
  3. Um livro com uma protagonista feminina incrível – Pra não ficar de repeteco com Harry Potter, eu vou deixar aqui a June Iparis de Legend. Claro que o fato de ela ser uma prodígio já meio que facilita a “incredibilidade” dela.
  4. Uma personagem feminina que me inspira – Só pra não ser Harry Potter de novo, vou colocar a Scarlet de Crônicas Lunares, porque ela não tem papas na língua e fala mesmo.
  5. Uma personagem com a qual me identifico – Meu lado sonhador e carente de aventuras fantásticas é a própria Catherine Morland, de A Abadia de Northanger, cresci, mas uma parte da cabeça continua lá na adolescência, rs.
  6. Uma personagem forte/corajosa – Tenho várias, mas como sou apaixonada por Mulan, é lógico que vou colocar a Deryn Sharp de Leviatã aqui. Tenho um fraco por protagonistas mulheres que vivem em meio a ambientes “exclusivamente masculinos” e mostram que elas podem sim dar conta do recado.
  7. Meu livro preferido com uma protagonista feminina – Não foi fácil, mas eu seria mentirosa se não colocasse aqui O Diário da Princesa com a Mia Thermopolis. É paixão antiga, queridinhos.
  8. Um livro com uma mulher decidida – Foi difícil, mas preciso dizer que Fermina Daza de O Amor nos Tempos do Cólera é um exemplo de fazer escolhas e assumir todas as responsabilidades e consequências sobre elas.
  9. Um livro com uma mulher inteligente – Já que não tenho a intenção de repetir, rs, fica aí a dica de Mina Hacker, de Drácula, senhorita inteligentíssima.
  10. Uma personagem que faz tudo por amor – Pode ser uma opinião enviesada, mas acho que tudo que a Celaena Sardothien de Trono de Vidro faz, é amor. Seja ele amargado pela vingança. Amor por tudo que ela perdeu, e por tudo que ela conquistou também. Coisas e pessoas.

Fica aí então. Não foi tão fácil quanto eu esperava porque leio muitas mulheres, sejam escritoras ou personagens protagonistas, uhul! Quem quiser fazer a TAG, sinta-se livre, só não esqueça de dar os devidos créditos a fonte original.


Lista de livros mencionados

  • Harry Potter (série) – J. K. Rowling
  • Legend (trilogia Legend) – Marie Lu
  • Scarlet (trilogia Crônicas Lunares) – Marissa Meyer
  • A Abadia de Northanger – Jane Austen
  • Leviatã (trilogia) – Scott Westerfeld
  • O Diário da Princesa (série) – Meg Cabot
  • O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel García Marquez
  • Drácula – Bram Stoker
  • Trono de Vidro (série) – Sarah J. Maas
2 comentários sobre “Mulheres na literatura [TAG]

  1. Cecília Maria says:

    Primeiro de tudo preciso dizer que estou muito feliz em saber que o Refúgio tá no seu top blogs ❤ E é impressionante como 90% das pessoas que responderam essa tag citaram a J.K e a Hermione hahahah Eu fico me sentindo totalmente estranha por nunca ter lido HP 😡 E a Mia, gente ❤ A mão pra comprar o box do Diário da Princesa chega a tremer toda vez hahaha, eu pegava os livros emprestados na biblioteca da escola e devorava tudo no instante!
    Adorei suas respostas 🙂

    Curtir

    1. Alessandra Bastos says:

      Hahahahaha eu tenho todos, menos o Casamento Real, mas pretendo mudar essa situação. Faltavam uns, mas achei no sebo eles por 20 e fiquei louca, claro. E não leu HP? O clube do livro que faço parte vai fazer maratona final do ano… Fica dica! 😀

      Curtir

Deixe um comentário

