Sobre minhas leituras em 2015

Olha quem tá por aqui!

Em primeiro lugar, feliz 2016 pra vocês!

Em segundo… Que 2015.

Em termos literários eu posso dividir o ano passado em dois períodos. Maré cheia e maré seca. No primeiro semestre eu li assiduamente, quase de forma obsessiva, pelo menos até a primeira semana de julho. A partir daí… Foi “só ladeira”. Encerrei o ano arrastando uma leitura que não terminei até agora.

Minha meta geral era ter lido 80 livros, sendo destes:

  • 1 do Júlio Verne [OK]
  • 1 do Aldous Huxley [OK]
  • 1 do George Orwell [OK]
  • 1 do Isaac Asimov
  • 1 do Machado de Assis [OK]
  • 1 do Érico Veríssimo [OK]
  • 2 da Jane Austen
  • 1 da Virgínia Woolf
  • 1 do Tolkien
  • 1 do Jack Kerouac

Encerrei o ano com a leitura de 50 livros apenas. E apesar de muito abaixo do esperado, com todas as coisas que aconteceram, até que li bastante. Só que abaixo do que havia lido em 2014, o que tira todo o brilho da coisa. Infelizmente não foi dessa vez que consegui por as mãos no tio Tolkien, e também no Asimov e e na Woolf, que eram minhas maiores expectativas no ano passado.

Por outro lado, 2015 me trouxe uma coisa maravilhosa: Machado de Assis. Eu tinha um enorme preconceito com Machadinho, e um pouco de trauma também. Ganhei Dom Casmurro por volta dos 12 anos, e, evidentemente -como não sou nenhum gênio-, não consegui ler o livro na época. Foi a primeira vez na minha vida que não consegui ler um livro e isso me deixou meio desnorteada. Depois fui crescendo e conhecendo pessoas, e a grande maioria que se dizia super fã de Machado era, em minha opinião preconceituosa, almofadinha literária. Aí peguei mais abuso do autor, associando-o a esse ‘tipinho’ de gente, rs. Mas bem no final de Dezembro e início de Janeiro, ganhei um leitor de livro digital que vinha com Memórias Póstumas gratuito, e decidi que ia dar uma chance. Foi paixão a segunda vista.

MACHADÃO, MONAMU.


 

Lista de livros lidos de 2015

  1. Memórias póstumas de Brás Cubas  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  2. On Writing: A memoir of the craft  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  3. A volta ao mundo em 80 dias  ♥ ♥ ♥ ♥
  4. O projeto Rosie  ♥ ♥ ♥ ♥
  5. Trono de vidro  ♥ ♥ ♥ ♥
  6. Crown of midnight  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  7. Heir of fire  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  8. Cinco minutos  ♥ ♥ ♥
  9. Harry Potter e a câmara secreta [releitura]  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  10. Jogador nº1  ♥ ♥ ♥ ♥
  11. A cidade e as serras  ♥ ♥ ♥ ♥
  12. Clube da luta  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  13. Red queen  ♥ ♥ ♥
  14. The young elites  ♥ ♥ ♥
  15. Noiva de ocasião  ♥ ♥
  16. A mão e a luva  ♥ ♥ ♥ ♥
  17. 1984  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  18. Bidu [HQ]  ♥ ♥ ♥ ♥
  19. O circo na noite  ♥ ♥ ♥
  20. Anjo mecânico  ♥ ♥ ♥ ♥
  21. Príncipe mecânico  ♥ ♥ ♥ ♥
  22. Princesa mecânica  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  23. Nothing but shadows  ♥ ♥ ♥
  24. Laços [HQ]  ♥ ♥ ♥ ♥
  25. Rebel belle  ♥ ♥ ♥
  26. A lógica da ação coletiva
  27. A court of thorns and roses  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  28. Jedy Academy 1 [HQ]  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  29. Cidade das cinzas  ♥ ♥
  30. A paz perpétua
  31. Álbum de casamento  ♥ ♥ ♥
  32. Penadinho [HQ]  ♥ ♥ ♥ ♥
  33. Starters  ♥ ♥ ♥
  34. Amante sombrio  ♥ ♥ ♥
  35. Amante eterno  ♥ ♥ ♥
  36. Enders  ♥ ♥ ♥
  37. Amante desperto  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  38. Cidade de vidro  ♥ ♥ ♥
  39. Ruby red  ♥ ♥ ♥
  40. Sapphire blue  ♥ ♥ ♥ ♥
  41. Emerald green  ♥ ♥ ♥
  42. Clarissa  ♥ ♥ ♥ ♥
  43. O salmão da dúvida  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  44. O duque e eu [releitura]  ♥ ♥ ♥ ♥
  45. O visconde que me amava [releitura]  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  46. Fahrenheit 451  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
  47. Mazer runner: correr ou morrer  ♥ ♥ ♥ ♥
  48. O inferno de Gabriel  ♥ ♥ ♥
  49. 80 anos de poesia de Mário Quintana  ♥ ♥ ♥ ♥
  50. Drácula  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

 

Eu também participei de um desafio literário em 2015, que vou atualizar por lá pela página dele [acessível pelo menu do blog], porque é enorme, mas que também não foi lá aquelas coca-colas! E o ano literário de vocês?

2 comentários sobre “Sobre minhas leituras em 2015

  1. Paloma disse:

    Oi, Alessandra! Nossa, comparada com a minha lista vergonhosa, você leu muito. Espero melhorar esse ano. Não estou por dentro da maior parte das coisas que você leu, mas Machadinho ❤

    Estou num projeto de reler toda a série de HP esse ano e estou muito feliz com isso, estou terminando a pedra filosofal agora; vamos fazer um por mês. E os Bridgerton's sinto que vou reler algum dia na vida, porque tão gostosinha a leitura.

    beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

