O bicho e a fé

Um bicho.
Bicho estranho de corpo pequeno, semelhante a barata, mas de cabeça vermelha. Era pequeno pra ser barata, mas existem tantas que bem podia ser filhote.
Correu de uma árvore e cruzou meu caminho. Justo quando vinha pensando na vida.  Pensando no livrinho de novo testamento que eu neguei logo antes.
Teria negado a Deus?
Fiquei com a pergunta matutando na cabeça enquanto caminhava. Teria perdido a minha fé?
Questões difíceis logo no início do dia. Mas aí vinha pensando, talvez nao tivesse perdido a fé em Deus, mas nos seus professadores. Então teria perdido a fé na humanidade?
Igualmente trágico.
Disse a mim que não aceitei o livro porque já tinha em casa. Mas a verdade é que me senti invadida pela pressão na hora e depois da hora. Eu havia negado a palavra do Senhor.
Mas e se esse Senhor fosse Oxum? Teria sido tão simples vir distribuir sua palavra na rua?
Achei injusto.
Fiquei pensando então, o que me aconteceu?
Cheguei a conclusão que meu problema não é falta de fé.
Finjo que não sinto necessidade dela, mas Deus sabe que ao primeiro sinal de uma doença, já corro pra ele.
Hipocondríaca ou não.
Meu problema é outro. Como posso professar minha fé se sinto uma constante culpa?
Tenho vergonha de ter que partilhar a fé de amor, caridade e compaixão com quem só parece ter isso aos seus iguais.
E os diferentes?
Como conciliar meus sentimentos com essas novas instituições conservadoras de fé que emergem? Fé liberta, mas sinto cada vez mais uma prisão.
Vi o bicho.
Na sombra da sola do meu sapato.
E pelo meio segundo entre olhá-lo e sentir o vento batendo em mais um dia de calor, alarguei a passada.
Ele continuou a rota dele e eu a minha.
Se ele tem fé, eu não sei.
Mas mesmo rejeitando aquele livrinho eu tenho a minha. E é bem tempo de me resolver com ela.

2 comentários sobre “O bicho e a fé

Deixe um comentário

