O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

Sinopse: Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

“So long and thanks for all the fish!”

Um “clássico” da ficção científica e um livro que originalmente era um programa transmitido pela rádio britânica BBC Radio no final dos anos 70, O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro volume de cinco livros, escrito por Douglas Adams. E eu devo dizer que nunca ri tanto ou me senti com tanta vergonha alheia numa leitura quanto nesse livro (na verdade fiquei sim, no segundo volume da série, mas ok).
Se você espera uma lógica positivista e linear nesse livro, desista. Ele vai da mais simples até a mais absurda das possibilidades do universo, sim do Universo mesmo. É extremamente irônico, irreverente e até mesmo sarcástico. Aquele típico humor inglês que lembra Monty Pyton pode ser sentido à medida em que você devora as páginas da obra. Algo ligeiramente sutil que às vezes passa até despercebido, mas quando você compreende, fica se sentindo meio idiota, ou então sentindo que algumas coisas e pessoas no mundo são realmente idiotas.
O livro conta a história de Arthur Dent, Tricia McMillan, Ford Prefect, Zaphod Bebleebrox e, claro, nosso querido robô depressivo, Marvin. Depois da destruição da terra, eles seguem pelo Universo numa nave com gerador de improbabilidade infinita chamada de Coração de Ouro sem saber muito bem do que estão em busca. Na verdade, só Zaphod sabe: ele está em busca do sentido da Vida, do Universo e Tudo o Mais.
A história é contada através do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma enciclopédia intergaláctica sobre todo o Universo e seus seres, que vem a ser a mais completa e mais barata disponível. Ela é alimentada pelos relatos dos chamados “Mochileiros”, que são pessoas que viajam como “peregrinos” pelo Universo, geralmente munidos de uma Toalha. A toalha é o item mais precioso que um Mochileiro possui, e por isso, eles não vivem sem ela. A leitura se torna cômica exatamente por isso, por misturar a narração da história com detalhes informacionais como se você estivesse visitando um museu com um “guia”.

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 156
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (♥)
Anúncios

4 comentários sobre “O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

  1. Mariana says:

    Tentei ler esse livro umas três vezes já e nada. Eu acho o livro legal, mas por algum motivo obscuro, a leitura simplesmente não fluiu. O pior é que eu tenho os cinco livros da saga e eles ficam lá, me olhando da estante e me fazendo sentir culpada. 😦

    Curtir

    1. Alessandra Bastos says:

      Hahahahaha acontece Mari, apesar de pequenos não considero MESMO os livros do Guia como faceis de ler, é preciso estar em um humor específico. Já tentou assistir ao filme? É bem fiel e divertido, talvez te ajude a ficar mais disposta pra leitura! Beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s