Coisas de leitor: Ressaca Literária

Se você nunca teve uma ressaca literária…

Fica a dica pra uma experiência must-have na sua vida.

Acho que a ressaca literária é a prova mais concreta de como a leitura afeta a sua vida. Terminar de ler um livro e não conseguir parar de pensar nele, não conseguir começar outro, não conseguir não compará-lo com momentos ou outras leituras… Precisar, de alguma forma, prestar homenagem aquela leitura fenomenal fazendo posts-gifs no tumblr, fanarts, fanfics, montagens… É uma coisa muito louca. Afinal, o que teve demais? São só um monte de palavras dentro de um monte de páginas, certo?

Errado.

Eu não sou do tipo que acha que livros podem revolucionar o mundo no sentido de transformar caráter. De que os livros melhoram as pessoas qualitativamente. Acho que eles acabam aprimorando seus gostos, suas personalidades, mas sem entrar no mérito de que, de alguma forma milagrosa, eles as tornem boas pessoas.

Talvez bons cidadãos.

Mas não bons seres humanos.

De qualquer forma, o que eu quero dizer é que livros tem impacto. Começam como simples subjetividade, já que não tem nada ali além da sua capacidade de ler, interpretar e imaginar as coisas que acontecem, mas de alguma forma, ao fazer esse processo durante a leitura, você consegue transformar o subjetivo em objetivo. Não sou neurolinguista e nem psicóloga pra tentar explicar esse processo, mas tem alguma coisa de muito louco na forma como a leitura influência nossa realidade, como a recria através do pensamento e se concretiza nas nossas ações posteriores.

Condiciona o nosso comportamento.

A interatividade que se estabelece com o texto, é de certa forma, unidirecional. Ainda que alguém tenha escrito aquelas palavras, a mensagem depende de quem está lendo. Os tons de ironia, a cor da paisagem, a forma que tomam os personagens e o que acontece depois que termina, tudo foge do pré-estabelecido pelo autor e fica nas mãos do leitor. E se aquilo, por razões quaisquer, modificar algo no pensamento, no refletir de quem leu, então aquela obra foi para além da subjetividade. E se transformará em realidade concreta quando essas ideias influenciarem ou se transformarem em ações nas mãos dessas pessoas.

Como eu disse, é bem louco.

Acho que todo fandom nasceu de uma ressaca literária.

E todas as obras inspiradas em outras obras, ou referências que se transformam num universo de símbolos e signos do entretenimento também surgiram daí. Foi a subjetividade da leitura se transformando em objetividade através de uma ressaca. Por isso, depois desses devaneios eu encerro como comecei:

Se você nunca teve uma ressaca literária…

Fica a dica pra uma experiência must-have na sua vida.



 Posts relacionados que eu recomendo: 

http://www.epicreads.com/blog/symptoms-of-a-book-hangover/

http://www.perdidoempalavras.com/ressaca-literaria-o-que-e-como-evitar-e-como-se-livrar-de-uma/

2 comentários sobre “Coisas de leitor: Ressaca Literária

  1. Cecília Maria says:

    Meu Deus! Eu nunca tinha pensado na ressaca literária dessa forma, mas você ta certíssima! Na verdade eu achava que ressaca literária era causada por um livro ruim, mas não. Eu nunca achei que ficar tão encantada com um livro, com uma história, com personagens fosse causar uma ressaca porque eu sempre vi isso como algo ruim. Mas você abriu meus olhos e vi que sim, você tem razão. E os fandoms nasceram bem aí mesmo, tenho certeza. Tomo por base minhas séries de tv, que me afetam muito. Mas os livros também, porque eles tem essa magia.

    Que post incrível! Amei, amei. De verdade.
    Beijo

    Curtir

  2. Poesia em Transe says:

    Ahhh esse texto, traduziu exatamente o que sinto pela Literatura.

    Acho engraçada e maravilhosa essa relação do subjetivo-objetivo. Independente do livro, uma leitura sempre traz consigo a velha frase : ”Conhece-te a ti mesmo”. A cada livro que leio, a cada experiência literária que tenho, além de conseguir enxergar o outro eu vou descobrindo aos poucos coisas em mim que nem eu mesmo sabia, e quando nos entendemos um pouquinho fica mais fácil compreender o que nos cerca.

    Muito bom mesmo o texto.

    Curtir

Deixe um comentário

